Após anos de experiência com sistema de ponto, com milhares de usuários em nossa plataforma, conhecendo inúmeras empresas e suas formas de controle de ponto, temos certeza que os conselhos que temos para dar para quem têm controle de ponto manual, vão ajudar muito a melhorar esse controle e tornar o seu trabalho mais tranquilo.
Por que estamos escrevendo um artigo dando conselhos para melhorar o controle de Ponto MANUAL, se o nosso negócio/produto é através de sistema e aplicativo automatizar o controle do ponto?
Simples! Porque SEMPRE vai ter empresas que vão controlar o ponto de forma manual, com registro em cartão ponto e cálculos em planilhas ou até mesmo na calculadora, concorda?
Não importa o quanto a gente venda, nem quantas empresas existem vendendo sistema de ponto eletrônico, o controle manual nunca vai deixar de ser usado.
Pode ser uma realidade difícil de absorver ou de aceitar, já que eliminar o registro manual através do nosso serviço é o que paga as nossas contas.
Mas, por trás de tudo isso, dessa necessidade de vender a atingir as metas, existe algo mais importante, que é o objetivo da Ponto Ágil, o motivo que nos faz trabalhar todos os dias: “ajudar as empresas a melhorar e reduzir custos com o controle de ponto”.
Então é assim! Se esse é o nosso objetivo, sentimos como nossa obrigação ajudar qualquer empresa que tenha controle de ponto, seja o manual ou automático.
Outra questão importante, é que esses conselhos, são tão simples, mas extremamente úteis, que podem (DEVEM) ser usados por qualquer empresa que tenha colaboradores que registram o ponto.
Importante ainda esclarecer mais esse “ponto”: você não vai gastar nada para colocá-las em prática, somente o seu tempo de estudar e pensar como adaptar à sua realidade.
O controle do ponto é um causador de problemas nas empresas!
Ele consome o tempo e a energia de quem cuida do ponto, gasta recursos financeiros e ainda causa pequenas, e até grandes, intrigas na equipe.
Então, se você colocar em prática esses conselhos ÁGEIS, tem uma chance boa de minimizar esses problemas
Para quem acompanha nosso blog esse pode não ser novidade, mas de todos os conselhos, lembre-se, esse é o que consideramos o mais importante.
Porque nesse manual, você deve esclarecer TODAS as regras do ponto da sua empresa, para que mais ninguém tenha dúvidas de nada e não ocorram mais equívocos ou colaboradores dizendo que não sabia que isso era assim.
Vamos tentar fazer uma lista de tudo o que deve ser explicado neste manual:
Falamos que o item 1 era o mais importante de todos, podemos falar que esse é tão importante quanto ele e que então não tem um conselho que valha mais do que o outro? Realmente, o que vai fazer a diferença é trabalhar com todos eles em conjunto!
Enfim, vamos lá.
Se você não olhar os registros de ponto com uma boa frequência, não vai saber o que está acontecendo de errado, e por isso pode estar perdendo dinheiro sem nem imaginar e correndo riscos de sofrer um processo trabalhista.
Vamos citar alguns exemplos:
Percebe como é importante manter o acompanhamento frequente do ponto? Só assim para você ver essas situações e fazer as devidas intervenções.
Tanto faz se a sua empresa paga horas extras ou tem banco de horas. Quando chegar o final do mês ou o prazo de zeramento do banco de horas, se o saldo das horas dos seus colaboradores não está administrável você acabará pagando muitas horas extras ou terá que dar vários dias de compensação.
Manter o saldo de horas administrável quer dizer que com algumas horas de folga, compensação, o colaborador já poderá zera-lo.
Digamos que o mês termina no dia 30, no dia 29 você viu que tem colaboradores com 8 horas extras. Vai ser praticamente impossível “dar” uma folga para o funcionário compensar essas 10 horas. Afinal, essa folga não foi planejada e o funcionário, obviamente, tem tarefas para cumprir.
Isso vai resultar em pagamento de horas extras ou então, “perder” esse funcionário por um dia inteiro.
O ideal seria chegar no dia 29 e esse colaborador ter apenas 1 ou 2 horas extras para compensar. Assim ficaria fácil fazer a compensação, ou se for pagar essas horas, não seria tão custoso para a empresa.
CLT, Lei da Liberdade Econômica, Decreto 10.854, Portaria 671, esses são os temas que regem sobre a jornada de trabalho e consequentemente o controle de ponto, barbada, né?
Essa lista só não é maior porque a portaria 671, em conjunto com o Decreto 10.854, revogou outras portarias que falavam sobre o ponto.
E ainda não acabou, além dessas leis, a sua empresa ainda tem que olhar a Convenção do Sindicato e se tiver, o Acordo Coletivo ou Individual.
Nesse artigo não vamos debater sobre esses temas, então vamos deixar o link de cada uma para que você possa ler na íntegra as informações.
Todas elas tem alguma coisa de interessante, que, dependendo do seu caso, pode ser útil. Nosso conselho é: leia todas.
A informação correta pode ajudar a não cometer equívocos na gestão da jornada dos trabalhadores, e evitar até processos trabalhistas.
Conforme você realiza o conselho número 2, já coloque em prática este aqui. Assim que você verificar que tem equívocos nas marcações do ponto, já faça as intervenções e converse com o colaborador que errou, explicando para ele o que está errado.
Também é muito importante revisar as regras (o seu manual) com toda a sua equipe e com uma boa frequência.
Algo como 1x por mês nos primeiros 3 meses, depois pode ser a cada 3 meses, ou claro, quando acontecer a situação. O importante é nunca parar de fazer as revisões, assim, todos colaboradores vão estar “em dia” com as regras e saber que a empresa está de olho no controle de ponto.
A partir do momento que você tem informações, pode pensar em como melhorar os resultados. A ideia de atingir um objetivo saudável para a empresa pode te motivar a conquistá-lo.
Você pode ter metas de redução de horas extras/banco de horas, tanto positivas quanto negativas. Se a equipe tem muitas horas positivas, pense se este saldo corresponde com a produtividade. Vale o mesmo para as horas negativas. A partir disso estabeleça qual seria o saldo ideal e trabalhe com novas estratégias para conquistá-lo.
Sempre que possível, envolva a sua equipe nas metas da empresa, para que a conquista seja um motivo de comemoração para todos.
Até mais!
Equipe Ponto Ágil.